# Você entende o conceito de Nível de Serviço Logístico?

O nível de serviço na relação do fornecedor com o seu cliente faz toda a diferença para o sucesso do negócio. (Francisco Araújo)

Para Ronald H. Ballou. O Nível de serviço logístico é a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado. É o resultado líquido de todos os esforços logísticos da empresa. É o desempenho oferecido pelos fornecedores aos seus clientes no atendimento de pedidos. 

Apesar da constante busca das organizações em ganhar eficiência operacional, desenvolver cada vez mais produtos de maior qualidade, preços e ofertas atraentes para potencializar a relação com seus clientes, o fator Nível de Serviço Logístico, se apresenta como um diferencial competitivo devido a grande quantidade de concorrentes e aos altos índices de competitividade existentes, as empresas buscam atender cada vez melhor a sua carteira de clientes para se diferenciar de seus concorrentes através de inovações tecnológicas, formas e facilidades no pagamento, maiores prazos, qualidade do produto, padronização de seus processos operacionais, rapidez no atendimento, entregas dentro do prazo acordado (atendendo as expectativas dos clientes), descontos e muitas outras formas.

Nesse cenário de muitos concorrentes, e grande competitividade no mercado a Logística vem assumindo papel importante e cada vez mais decisivo para a manutenção dos clientes atuais, bem como na de atrair, conquistar e manter novos clientes. 

Neste sentido, é importante a mensuração do Nível de Serviço Logístico, avaliando o inicio desse processo com a emissão do pedido, até a entrega deste ao cliente.

É comum encontrar em diversas empresas varias formas diferentes para descrever a prática de Nível de Serviço Logístico. Para muitas empresas Nível de serviço Logístico é o tempo necessário para entregar o pedido ao cliente, para outras empresas Nível de Serviço Logístico é disponibilidade de estoque. Entretanto, estas medidas não representam por completo o escopo do Nível de Serviço.

O Nível de Serviço é uma das razões do grande esforço dos profissionais que trabalham com Logística. O conceito geral tem muitas dimensões, mas para especialistas que atuam na área, fatores como o ciclo do pedido, o Lead Time para realização das entregas, a entrega do pedido perfeito com produto, quantidade, no tempo e qualidade que atendam as expectativas dos clientes, são elementos do nível de serviço que costumam estar sob controle da Logística e que na sua totalidade são facilmente mensuráveis.

Gerenciar o nível de serviço é vital. Segundo Ronald H. Ballou. O custo Logístico cresce rapidamente à medida que maior nível de serviço é estabelecido. Além disso, o maior nível de serviço tem efeito gerador de receita pela influência que tem na escolha do fornecedor com melhor serviço. Portanto, analisar constantemente os modelos de atendimento para buscar o equilíbrio nos custos referente ao nível de serviço para satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes é um elemento-chave ao desenvolvimento de estratégias Logísticas.

Bibliografia: Ronald H. Ballou, Logística Empresarial.

Se este artigo ajudou você, curta-o e compartilhe-o. Conte também sua experiência aqui nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tamanho máximo do arquivo: 20 MB. Você pode anexar: Documentos. Drop file here

Iniciar Chat
Precisa de Ajuda?
RA Consultoria e Capacitação
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?