O 5S é um tema que me fascina, por toda sua caracteristica cultural e educacional com aplicação nas organizações e na sociedade com o desenvolvimento e engajamento das pessoas nas boas práticas comportamentais capazes de melhorar a produtividade em qualquer ambiente.
O 5S tem sua origem no Japão, no inicio da década de 50. O principal objetivo de sua criação pelos Japoneses era possibilitar um ambiente de trabalho adequado para uma maior produtividade em sua cadeia produtiva, pois o pais com a derrota sofrida na segunda guerra mundial apresentava grande fragilidade em suas industrias necessitando colocar no mercado produtos com preço e qualidade capazes de competir com os Estados Unidos e o mercado Europeu. O 5s é constituído por cinco atividades iniciadas pela letra “S” em (Japonês): Seiri (Utilização, Seleção, Classificação), Seiton (Ordenação, Arrumação,Organização), Seiso (Limpeza, Inspeção), Seiketsu (Saúde, Higiene, Padronização, Asseio), Shitsuke (Autodisciplina, Autocontrole, Respeito).
O grande autor Haroldo Ribeiro, em seu livro (Guia de Implantação do 5s – Como Formar a Cultura do 5s na Empresa), detalha cada atividade e todas as etapas de implantação do programa 5s nas organizações. O autor (Haroldo Ribeiro), detalha também a aplicação dessa cultura inclusive em casa, promovendo hábitos educacionais para o desenvolvimento de boas práticas, sendo exemplo profissional com bons comportamentos para a sociedade.
Para alcançar resultados de excelência com o 5s é fundamental trabalhar continuamente o desenvolvimento das boas práticas de cada atividade, iniciando de maneira solida os 3 primeiros “S”, transformando o comportamento das equipes de trabalho. A utilização do 5s no dia a dia, transforma-se numa permanente busca de aperfeiçoamento para você, sua família, seus amigos e sua empresa.
A implantação do 5s além de conscientizar as equipes de trabalho para melhorias de qualidade, organização e otimização de atividades em qualquer empresa, independente de ramo ou porte, pode também promover o desenvolvimento cultural dos colaboradores para um ambiente de comprometimento e participação, para buscar aumento de produtividade e redução de custos.
Portanto, pratique diariamente o comportamento “5s” no seu trabalho e na sua casa, desenvolva hábitos que potencializem as boas práticas para combater desperdícios e captar oportunidades de melhoria contínua para redução de custos e desenvolvimento das equipes de trabalho, promovendo mudanças e gerando resultados que agregam valor para as organizações.
Bibliografia: Haroldo Ribeiro, Guia de Implantação do 5s – Como Formar a Cultura do 5s na Empresa.
Se este artigo ajudou você, curta-o e compartilhe-o. Conte também sua experiência aqui nos comentários.
Francisco Araújo – Especialista em Logística de Transporte e Distribuição com atuação em Projetos e Implantação de melhorias na área da Logística com foco em redução de custos, produtividade, indicadores e metas. Green Belt com mais de 842 Mil Reais de ganhos em projetos com atuação direta na Logística de Distribuição e Transportes. Formado em Logística, MBA em Gestão Estratégica da Logística e MBA em Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM). Expert em criação de Dashboards e Painel de Controle no Excel, sendo responsável por implantar essas ferramentas e treinar equipes de trabalho em grandes empresas.