Introdução
Você sabe o que é Glossofobia? Glossofobia é um substantivo feminino, a palavra tem sua origem no grego: glõssa (γλῶσσα), “língua” + fobos (φόβος), “medo” ou “temor”.
Assim sendo, Glossofobia é de modo objetivo, o medo de falar em público. A associação entre as duas é uma confusão essa feita por muitas pessoas. Segundo estudos da década de 90, mais de 50% da população tem completo pânico de apresentar, trabalhos, projetos ou discursar. É preciso considerar que muitas pessoas experimentam alguma ansiedade antes de falar para um público.
No casso da pessoa com Glossofobia, há um completo congelamento. Dessa forma, muitos nem ao menos, conseguem falar quando estão diante de outras pessoas.
Antecedentes e Contexto
Esse é um tema com bastante relevância para a sociedade em geral, muitas pessoas apresentam problemas ou tem grandes dificuldades para falar em público ou se colocar em um momento de exposição utilizando a sua comunicação, seja ela verbal ou comportamental. Diante dessas dificuldades o comunicador não apresenta segurança em seu posicionamento, sofre de ansiedade e frustração, pois acredita não ser capaz de desempenhar um bom papel ou causar boa impressão, com a sua comunicação, seus argumentos e o seu posicionamento no trabalho, família, igreja, faculdade e sociedade.
Caracterização do Público-Alvo da Intervenção
Uma das competências mais requeridas do profissional atual é o de se relacionar e se comunicar bem em qualquer contexto. Apresentações em público, motivação de equipes, liderança, reuniões de negócios, contatos com clientes, vendas, entrevistas, negociações, palestras e networking são exemplos de situações onde falar bem, é fundamental.
Toda e qualquer pessoa, deve se desenvolver para potencializar os seus ganhos como pessoa, como profissional, e eliminar o “medo” de falar em público é essencial para o seu Sucesso.
Justificativa da Importância do Assunto
Aprender técnicas para se comunicar bem, para falar bem em público superando o medo e a timidez, além de outros ganhos com desenvolvimento dentro da sociedade, ajudam a melhorar a sua comunicação e conquistar ainda mais sucesso na sua vida profissional e pessoal.
Definição dos Objetivos
Dentro da proposição de objetivo geral, o principal ganho e resultado com a intervenção direta sobre a causa (medo de falar em público) é mudar a sua fisiologia, mudar o seu foco e significado, sempre se movimentando para frente, fortalecendo a sua Força Matriz para vencer seus medos, potencializando ganhos e superando dificuldades.
Para idealizar e colocar em ação o alcance do objetivo de vencer o medo de falar em público com uma comunicação positiva é necessário sair do Mindset fixo e atuar com as seguintes ações: Enfrentar o medo, se desafiar diante de qualquer cenário, investir no seu ciclo de aprendizado, desenvolvimento de conteúdo, desenvolvendo da voz e desenvolvendo da expressão.
Proposição do Referencial Teórico
Dentro do contexto apresentado é importante ter como base de conhecimento literaturas que contribuam com o desenvolvimento de competências e habilidades sobre o referido tema.
Para material de leitura e desenvolvimento é indicado realizar cursos como o de Oratória e Marketing Pessoal, realizado pela RMA Treinamentos, e ler os seguintes livros: Comunicação Assertiva (Camila Benatti -Autor, Andrea Becker -Autor), As armas da Persuasão (Robert Cialdini – Autor), Oratória Para Líderes Religiosos Reinaldo Polito – Autor).
Metodologia de Intervenção
Criado pelo teórico de educação David A. Kolb mestre e doutor pela Harvard University o ciclo é um modelo de representação de como as pessoas aprendem, que atribui grande valor ao papel da experiência na aprendizagem.
Para alcançar seus objetivos é necessário atuar no processo de aprendizagem tendo como base um ciclo contínuo de quatro estágios: Experiência concreta (agir), observação reflexiva (refletir), conceitualização abstrata (conceitualizar) e experimentação ativa (aplicar).
Elaboração do Cronograma de Melhorias
Recomenda-se que a aplicação do ciclo de aprendizagem considere o Tripé da Comunicação: Onde o Conteúdo representa (7%), a maneira como utiliza a Voz representa (38%) e Expressão representa (55%) da sua comunicação.
Ações como participar de treinamentos que geralmente duram três dias e leitura de ao menos um livro por mês sobre essa área de conhecimento são importantes para o desenvolvimento de habilidades e eliminação do “medo” de falar em público.
Referências
RMA TREINAMENTOS, Programa de Oratória e Marketing Pessoal, Fortaleza (CE): Rogerio Magalhães, 2021.
AS ARMAS DA PERSUASÃO, Robert Cialdini (Autor).