Por que Falhamos na Gestão dos Resultados?

Trabalhar continuamente no desenvolvimento de pessoas e processos para alcançar resultados de excelência é uma das maiores fontes de motivação humana, se esse fator é realmente importante e motivador, por que falhamos?

As organizações buscam cada vez mais profissionais qualificados, com diferencial para agregar valor e gerar resultados expressivos, para isto é importante não errar na contratação, o processo seletivo deve ser preciso para não errar na escolha.

Entretanto, apesar de todo esforço, estratégia e investimento para formar uma equipe de alta performance voltada para conquista dos objetivos organizacionais, o insucesso e a possibilidade de fracasso existe, e estamos todos sujeitos a falhar.

A partir desse contexto, como desenvolver e executar uma gestão para que os objetivos não sejam frustrados?

Segundo Vicente Falconi, falhamos por que:

1.      Não colocamos as metas certas (ou não definimos nossos problemas de forma correta).

2.      Não fazemos bons Planos de Ação, seja porque desconhecemos os métodos de análise, seja porque não temos acesso as informações necessárias (Falta de conhecimento técnico).

3.      Não executamos completamente, e a tempo, os Planos de Ação.

4.      Podem ocorrer circunstâncias fora de nosso controle.

5.      Acrescento nesse contexto a falta de engajamento das equipes de trabalho, e em alguns casos a falta de conhecimento dos gestores no método de solução de problemas (PDCA) voltado para o gerenciamento de melhorias.

Levando em consideração o desenvolvimento de pessoas, a integração sistêmica de informações e atividades para alcançar melhores resultados dentro das organizações, juntamente com o seu desempenho financeiro, que maneiras utilizar para evitar a derrota e alcançar a vitória?

Para Falconi, a conclusão está em quatro pontos importantes e que devem ser trabalhados constantemente:

–       Foco Financeiro;

–       Foco no Cliente;

–       Foco no Funcionário;

–       Foco na Sociedade;

Foco Financeiro: Consiste em garantir a sobrevivência da empresa, implantando métricas e indicadores com valores em moedas para sensibilizar o executivo e as equipes de trabalho.

Foco no Cliente: Consiste em desenvolver produtos e investir em qualidade para satisfazer as expectativas e necessidades do cliente, maximizando o valor agregado e reduzindo os custos em características que não agregam valor.

Foco no Funcionário: Representa o desenvolvimento e retenção das equipes para minimizar os índices de turnover e valorizar o conhecimento adquirido ao longo dos anos (Conhecimento Tácito), evitando perdas irreparáveis.

Foco na Sociedade: Consiste no relacionamento ético com a sociedade. Um comportamento de respeito e compromisso ético com a comunidade, representado através de atitudes de “amor ao próximo”, sem agredir as pessoas e o meio ambiente.

Segundo Falconi, Indicadores estabelecidos nestes quatro focos dão origem a vários outros, num processo de desdobramento lógico. Se todos os indicadores e metas estiverem alinhados por meio da relação causa – efeito, a empresa estará alinhada para garantir a sua própria sobrevivência, além de construir uma caminhada vitoriosa na gestão de seus resultados.

O foco na aplicação do método de gerenciamento para melhorias é indispensável para toda e qualquer organização, trabalhando corretamente a utilização do método com metas e diretrizes, as chances de falharmos são imensamente reduzidas.

Bibliografia: Campos, Vicente Falconi, O verdadeiro Poder.

Se este artigo ajudou você, curta-o e compartilhe-o. Conte também sua experiência aqui nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tamanho máximo do arquivo: 20 MB. Você pode anexar: Documentos. Drop file here

Iniciar Chat
Precisa de Ajuda?
RA Consultoria e Capacitação
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?