Os Dashboards (Painéis de Controle) apresentam de maneira estruturada e lógica um grupo de informações objetivas que ilustram de maneira dinâmica varias informações com diversos cenários diferentes com estratificação, acumulado e metas tudo em uma única tela para potencializar a riqueza do conhecimento e visibilidade de problemas e oportunidades que possam ajudar os gestores a comparar resultados e tomar decisões rápidas.
A utilização de Dashboards em Excel no mundo corporativo está se tornando um diferencial no mercado, um profissional com grandes habilidades nessa ferramenta certamente terá sucesso em sua carreira, e colherá bons frutos de médio á longo prazo.
Muitos profissionais apresentam grandes conhecimentos em Excel, mas quando o assunto é criar Dashboards dinâmicos e objetivos o cenário muda de configuração. Não adianta formulas e funções extraordinárias, planilhas enormes com informações que muitas vezes ficam fora de contexto, os gestores precisam de visões simples, claras e objetivas para visualizar problemas e oportunidades.
Pensando nisto, eu listei os 10 principais motivos para você começar a trabalhar com Dashboards dinâmicos no Excel.
1. Potencializar o Gerenciamento de Indicadores – Pode não parecer para alguns, mas muitos gestores têm dificuldades com o gerenciamento de seus indicadores, com informações desconectadas que reduzem a eficiência dos acompanhamentos referente aos itens de controle. Para corrigir essa disfunção a correta utilização de Dashsboards é essencial para compilar todas as informações em uma única tela com vários cenários diferentes gerando maior riqueza no acompanhamento dos indicadores.
2. Excelente Ferramenta no Gerenciamento da Rotina – Um dos pilares do Gerenciamento da Rotina é o acompanhamento disciplinado dos processos e de seus indicadores, e dentro dessa metodologia de trabalho a utilização do Dashboard é fundamental para o acompanhamento e melhoria dos indicadores de performance.
3. Acompanhamento da Produtividade para tomada de decisão imediata – É muito importante criar cenários simples e objetivos, que possam gerar conhecimento para a solução de problemas. Então neste caso utilize a ferramenta (Dashboard) para ilustrar a realidade de maneira objetiva.
4. Criação de cenários estratégicos – Utilize toda informação para gerar conhecimento com cenários dinâmicos com apenas um click é possível apresentar diferentes variações.
5. Informações Organizadas e análises rápidas – Organize todas as informações de maneira estruturada para potencializar as analises e aumentar o nível dos debates nas reuniões.
6. Riscos são percebidos com maior facilidade – Os Dashboards apresentam os resultados com fácil visualização permitindo ao gestor identificar rapidamente os riscos na operação.
7. Ideal para Reuniões de Resultado – Não perca mais tempo com a utilização de varias planilhas, você pode consolidar todos os indicadores em apenas um Painel e tornar as reuniões mais produtivas.
8. Paineis / Dashboards com gráficos de controle fazem parte do ciclo de melhoria continua da metodologia PDCA – Os Dashboards são fundamentais na aplicação da metodologia PDCA (Método de Solução de Problemas) principalmente na fase do “Check” verificação dos resultados alcançados e dados coletados.
9. Transforme Informações em Conhecimento – Ao criar um Dashboard dinâmico você potencializa a riqueza das informações gerando conhecimento para toda equipe.
10. Aumente suas chances de ser Promovido – Seja inovador e surpreenda o seu gestor com uma abordagem de alto nível. Profissionais com grandes conhecimentos nesta ferramenta se destacam aumentando as possibilidades de crescimento dentro das organizações.
Se este artigo ajudou você, curta-o e compartilhe-o. Conte também sua experiência aqui nos comentários.